Porque o rock em espanhol nunca decepcionou.

27 05 2010

Nos bons tempos, quando eu podia assistir a MTV Latina pela TV a cabo, em casa, eu descobria várias bandas e músicas espanholas bacanas, tanto da America Latina, quanto da Espanha. Foi assim que eu descobri o Catupecu Machu, Villanos, Bersuit, Juanes, La Oreja de Van Gogh e assim foi. Depois que cortaram o sinal e acabaram com a minha alegria, ficou um pouco mais difícil.

Agora, sempre que posso, escuto a rádio por aqui e é ótimo ter toda uma variedade de músicas em espanhol a sua disposição, as de rock são as mais legais, óbvio. Queria deixar por aqui algumas das minhas preferidas:

1. El Canto del Louco:

Eles têm várias músicas na rádio e fazem bastante sucesso com os jovens daqui. Essa se chama “Peter Pan”.

2. Fito y Fitipaldis:

Logo que cheguei em Logroño, vi dezenas de cartazes nas ruas que anunciavam o show deles na cidade, mas como eu não tinha ideia de quem se tratava e o ingresso era algo como 25 €, não fui atrás. Por fim, o show foi muito bom (para quem foi) e descobri que a música é realmente boa (!). O que se pode fazer?

3. Melendi:

Desse cantor eu não ouvi muita coisa, na verdade, mas essa aqui é uma canção boa pra ouvir e não sair da cabeça. Depois de escutá-la bastante na rádio, procurei na internet e a encontrei. A letra é boa também. A música se chama “Como una vela”

4. Jarabe de Palo:

Depois de semanas sem conseguir descobrir o nome do grupo ou da música, finalmente encontrei tudo e agora, essa é uma das minhas preferidas do momento.

5. Shakira:

Essa aí já é velha, é a nossa Ivete Sangalo. É curioso ver que mesmo não sendo espanhola, e sim colombiana, ela é um fenômeno por aqui. Todos falam de Shakira com muita admiração e carinho. A expectativa agora é para o show que irá fazer no Rock in Rio Madrid (pfff…) no começo de junho. Apesar de eu gostar BEM mais da fase antiga, com “Si te Vas”, “No Creo” e “Piez Descalzos, Sueños Blancos“, a música nova é bonitinha, vai… Para o público americano, o nome é “Gypsy”; para o espanhol, “Gitana”.

6. Mezclando por Haiti:

Essa é uma campanha em prol do povo haitiano. A canção “Ay, Haiti” está na voz de dezenas de músicos que cantam em espanhol, da América Latina e da Espanha, como Juanes, Shakira, Estopa e Alejandro Sanz. Há também algumas atrizes e jogadores de futebol que aparecem no vídeo, como o nosso Kaká (que como joga pelo Real Madrid, entrou nessa também). Toda essa gente (25 no total) foi reunida pelo produtor musical Carlos Jean, pois seus pais são de origem haitiana e assim ele logo resolveu fazer alguma coisa para ajudar o país, depois do terremoto que atingiu a capital Porto Príncipe no começo do ano.

Durante o clipe, Jean aparece cantando com alguns outros música (de camisa listrada, azul e branca). Quase no final do clipe, o pai também aparece ao fundo. Você pode comprar a música pela internet, por SMS e em lojas, e o dinheiro será revertido para a reconstrução do país. Tanto a música, quanto o clipe estão muito bem feitos e se você puder pegar a letra para acompanhar, é melhor ainda.

Agora, para você que aguentou até o final, aí vai uma pérola. Essa música tocou nas rádios por cerca de uma semana por aqui e depois não se ouviu mais em nenhum lugar. É de se acabar de rir. E vocês logo vão saber o porquê. O que a gente pode aconselhar é: “Beyoncé, não é só porque a Shakira pode cantar em inglês, que você pode cantar em espanhol”. Fica a dica.

ps. Só para aproveitar, ontem fui ao cinema ver um filme MUITO engraçado, se chama “Que se mueran los feos”, e não sei se vai chegar em São Paulo, mas quem puder encontrar-seus-próprios-meios-para-assistir esse filme, vale bastante à pena. Você vai terminar com a música-tema na sua cabeça por dias. O ator principal, Javier Cámara, é de La Rioja, e é bem popular por aqui. Atuou também em “Fale com Ela” e “Lúcia e o Sexo”. Para ter uma ideia, veja aí o trailler.

Anúncios

Ações

Information

4 responses

15 11 2010
Alfonso

Rock em espanhol, variado demais, por exemplo:

Heroes del Silencio – entre dos tierras http://www.youtube.com/watch?v=xrvJ_DerH_0
Libido – Como un perro http://www.youtube.com/watch?v=FBPh5i6pgTk
Tremolo – Enamorado de un angel http://www.youtube.com/watch?v=fyydOXGYHQo
Libido – Eterno http://www.youtube.com/watch?v=WD3sa4sDHBQ

16 11 2010
Camila Pastorelli

Verdade, Alfonso!
Sempre muito rico em qualidade!
Abraços,
=)

21 01 2011
Alfonso

São muita muitas, Rata Blanca, Flor de Loto, Chaska, Caifanes, Dolores Delirio, Soda Stereo, Heroes del Silencio, Lucybell, Libido, etc etc. Dá uma olhada neste link sobre um pouco do rock em espanhol:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/246852/

16 09 2013
lhfsc2

Eu adoro Los Bunkers, chilenos radicados no México, escuto muito. Eles já estão na estrada desde 1999 e começaram meio retrô, estilo anos 60, já que são fãs de Beatles e outros clássicos. Mas, no decorrer dos anos, foram sempre se renovando. Recomento a quem tiver interesse ouvir o disco “Barriio Estación” de 2008, que eu acho sensacional. Letras e arranjos geniais.
Agora, sempre me fica a questão. Além daquilo que a maioria das pessoas já conhece, mídia, aporte financeiro, costume mesmo das pessoas só ouvirem quase que apenas rock anglo-americano, que outros fatores poderiam estar fazendo com que “El rock” não pegue por aqui? Temos cursos de espanhol em escolas e universidades, até mesmo nos vestibulares, há muito as provas de língua espanhola são mais solicitadas do que as de inglês. A realidade da América Latina é muito mais próxima da nossa (até por quê nós tb somos da América Latina).
Fica a reflexão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: