Na terra de César Augusto.

12 05 2010

E eis que era primeiro de maio e resolvemos ir para Zaragoza (nome de origem latina da época da dominação romana na região, significa César Augusto). Logroño tinha um tempo horrível na noite anterior e pensamos que também íamos pegar a mesma situação na cidade que fica dentro de Aragón (comunidade autônoma, assim como La Rioja). Muito pelo contrário, o tempo tava ótimo com sol e vento na medida certa.

Estavamos em 4 brasileiras e é visível como já entramos no ritmo de conhecer as cidades vizinhas. Sempre quando chegamos em uma rodoviaria nova, procuramos o ponto de informação e sacamos um mapa. Os traços dos desenhos são sempre os mesmos (deve ser uma padronização espanhola) e fica bem fácil de se localizar e escolher o que ver primeiro. Por aqui, sempre há muitos edificios maravilhosos e igrejas que te deixam de queixo caído. O problema é que começamos a ficar exigentes e não é mais qualquer estátua bicentenária ou qualquer cúpula pintada a mão por artesãos cegos das montanhas geladas do norte que vão nos impressionar. O que se pode fazer?

De qualquer forma, a Basílica de Nuestra Señora de Pilar foi uma surpresa bem incrível. No interior há uma espécie de capela, que está localizada mais ao centro do prédio e é toda rica em detalhes e ornamentos. Há algumas pinturas do Goya também nas paredes e a santa adorada é protetora dos falantes da lingua espanhola, por isso, há várias bandeiras de países que tem o espanhol como língua oficial.

Depois de descansar cerca de uma hora na praça em frente à Basílica (dormimos mesmo!), fomos para um evento que estava acontecendo perto da central de ônibus e trem, a Feria de Andalucía. Tivemos que ficar pouco,pois tinhamos que pegar o último horário para voltara Logroño (a intenção era ficar em Zaragoza até o outro dia para aproveitar melhor a festa, e assim pegar o primeiro ônibus para Logroño no domingo. Só que só havia horário para as 14h no outro dia…sem condições de ficar por aí até essa hora)

De certa forma, isso foi bom, pois a festa não era tão grande assim, apesar de ser bem interessante. Havia muita comida típica de Andalucia (outra dessa comunidade autônoma mais ao sul) e danças flamencas e sevilhanas. As mulheres dançavam no meio das mesas das pessoas e quem estivesse por ali e quisesse se juntar, mesmo sem a roupa apropriada, podia. Bem bonito. Algumas outras pessoas ainda estavam com roupas como se fossem as nossas de festa junina, vestido colorido e chapéu. Vai entender…

Por fim, com um pôr-do-sol bem bonito, nos despedimos de Zaragoza, uma cidade que vale à pena conhecer.

Ah! Só para seguir a minha mania de contar as coisas fora de ordem, na sexta-feira, antes de ir para Zaragoza, fui em um show de uma banda cover do Queen, que veio diretamente da Argentina. Me acabei de rir com o Freddy cover, uma figura! E as músicas estavam todas ótimas, com exceção de Bohemian Rhapsody, que sem um coral fica difícil mesmo. Tenho que colocar os vídeos que fiz no youtube e depois deixo o link aqui.

¡Hasta!

Anúncios

Ações

Information

2 responses

12 05 2010
Pedro

Até q enfim hein! hehe
Qualé que é essa de comunidade autônoma? É tipo um estado, ou é uma coisa mais independente? A região Basca é isso tbm?

beijo!

21 05 2010
Camila Pastorelli

Oi, Pedro, são como estados, mas há alguns que tem leis idependentes do resto (algo como nos Estados Unidos), mas em geral são leis comuns. A Região Vasca (aqui todos os “v” tem som de “b”) tbm é uma comunidade autônoma que até mesmo tem uma lingua (a vasca), que muitos querem que seja idioma oficial da comunidade, mas isso ainda não ocorre. Na Galícia, há também o gallego, idioma bem parecido com o portugues. Muitos querem que seja idioma oficial também, e a briga é por isso…

beijos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: