Jornal sem jornalista.

19 06 2009

O curso de jornalismo chegou a um estado tão ruim, que fez com que as pessoas passassem a acreditar que ele já não é mais necessário para a profissão. Pois foi isso mesmo que se discutiu: a necessidade ou não do curso de jornalismo, e não a de um simples diploma. Diploma é apenas o pedaço de papel que somos autorizados a segurar depois de quatro – para alguns mais – anos de universidade. E olha só que surpresa! O problema está onde? Na educação. Ela de novo.
Esquecemos – e me incluo nessa – de qual é a postura de um profissional de jornalismo. Esquecemos que não é só saber escrever bem e ler muitos livros; esquecemos que não é só ouvir os dois lados da história; esquecemos que não é só traduzir os jargões dos especialistas; esquecemos que não é só alimentar o ego ao ler nosso nome acima de um texto. É tudo isso junto, e mais a responsabilidade com a informação que você tem na mão.
E na faculdade não lembramos dessas coisas. Por isso, fazemos com que quem está de fora pense que, com faculdade ou sem faculdade, o profissional é o mesmo. Não é.
Até ontem, era muito fácil ser um jornalista medíocre. Tão fácil, que muitas vezes nós somos. Hoje, a situação ficou um pouco pior. Que pena.

Anúncios

Ações

Information

5 responses

19 06 2009
Paula Ricupero

Esta nossa profissão de “cozinheiros” acaba de sofrer uma enorme perda com o fim da obrigatoriedade do diploma!

19 06 2009
Camila Pastorelli

Protesto de estudantes e jornalistas segunda-feira (22/6), às 10h

Diretórios acadêmicos de várias faculdades de Jornalismo estão convocando estudantes e jornalistas para uma manifestação de protesto na Capital contra a decisão do STF, que extinguiu a obrigatoriedade do diploma universitário para exercício da profissão. Será segunda-feira (22/6), às 10h, no Metrô Consolação (Av. Paulista, altura do nº 2163). Os organizadores sugerem vestir preto, trazer nariz de palhaço e uma colher de pau.

Link do comunicado do sindicato: http://www.sjsp.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=2373&Itemid=1

21 06 2009
Felipe

Pelos menos vocês, jornalistas, estão fazendo alguma coisa. A classe publicitária, ao invés de sair às ruas, com panelaço e fazer barulho contra mil irregularidades acerca da profissão “publicitário” — que não existe –, acha melhor ficar em casa coçando e reclamando.

Devia ter feito Direito.

21 06 2009
Simone

Ser jornalista não é trabalhar pura e simplesmente uma técnica. Pertencemos ao grupo das Humanidades, onde o ser humano é o foco do ofício. Deve-se agir eticamente e psicologicamente sempre tratando com a verdade. A preocupação é informar a população. Passar o conhecimento para os outros, esquecendo o ego, a vaidade, para que o mundo tenha consciência dos fatos. A partir de agora, qualquer um construirá o seu jornal e a informação poderá ficar presa justamente nesses obstáculos. Isso se a economia e a política de cada região não agirem antes na construção da matéria.

24 06 2009
Ferrnando

Jornalismo? Leio as traduções para português do Le Monde, que tem o melhor texto do mundo. AQUILO, SIM É JORNALISMO, o registro da História contemporânea com toda pompa que merece. Só que eu pego o resto da Folha de S. Paulo e não tem UM texto que preste. É tudo igual: parece que o jornal TODO foi escrito pela mesma pessoa. Posto que você, querida Camila e colegas de profissão, e eu vamos todos ser pasteurizados pelos chefes de redação, qualquer macaco datilógrafo também pode ser jornalista se tiver diploma, oras. Os digníssimos órgãos de imprensa não exigem nada de nós além de trabalho braçal.

Sutilezas? Bah, QUÊ sutilezas?

Tenho um diploma sobrando aqui. Troco por uma Hoegaarden gelada.

Ass: Bôe, que sabe escrever desde os 3 anos de idade, mas não fritou um ovo desde então.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: