Nos trilhos do metrô.

18 04 2009

Essa semana, o metrô foi notícia. Para o bem e para o mal. No Rio de Janeiro, houve agressão estúpida e gratuita por parte dos funcionários da SuperVia, responsável pelo transporte da cidade. Com socos e chicotadas, quem estava perto da porta para entrar ou sair, acabou ferido.  Além de ter um serviço abaixo das espectativas, quem vai trabalhar ainda tem que apanhar um pouco antes de bater o cartão. Vergonha é pouco.

Já em São Paulo, onde a violência ainda não atingiu níveis tão drásticos, houve uma manifestação em nome do conforto – esse mesmo que passa longe no Rio, e na própria São Paulo. O “No Pants Day”, que já aconteceu em diferentes cidades do mundo, reuniu por volta de 300 pessoas que decidiram entrar na estação Paraíso do metrô, tirar as calças e ir até a Vila Madalena. Sim, sem calças (mas com suas respectivas roupas de baixo, claro). A intenção não era chocar, nem provocar, mas simplesmente divertir. Viva o conforto. Vai entender, não  é?

Semana agitada para a tag metrô.

Mais fotos da manifestação:

http://www.flickr.com/photos/filipe_pix/

http://www.flickr.com/photos/carolthome/

http://www.flickr.com/photos/gabrieldias/

Ações

Information

2 responses

18 04 2009
Gabriel Dias

Vergonhosa as atitudes no Rio de Janeiro, tanto dos usuários quanto dos funcionários da SuperVia.
O que o pessoal não entende é que isso faz parte de um círculo vicioso.
A SuperVia possui uma demanda absurda de transporte público por parte do fluxo de usuários e não consegue disponibilizar trens suficientes pra suprir esta demanda.
Os usuários por sua vez se revoltam por pagarem pelo transporte e não terem o mínimo de dignidade.
Já os funcionários tem que aguentar as “declarações de amor” em massa que os usuários proclamam.
Nada justifica o ato de violência, seja dos usuários e consequentemente dos funcionários em resposta.
Como disse antes, vergonhoso.

Agora já em São Paulo a gente teve um exemplo de bom humor excelente.
O No Pants São Paulo, dia 16/04, foi necessário. Tudo pelo conforto? Sim, pelo conforto e pela necessidade de mudar. De poder rir abertamente e ser feliz!

Eu vi os seus comentários no meu flickr e sem problema algum, fico até contente de ter as minhas fotos publicadas em algum lugar. É bom.
Sobre a foto do “amor é importante.porra” não é na Consolação não, apesar de ter espalhado pelos 4 cantos de São Paulo. É bem embaixo da estação Sumaré, linha verde.

Beijos.

15 06 2009
Lucilene

Já que o assunto é Metrô e violência, gostaría de relatar a agressão que sofri ontem a noite.
Estava discutindo com minha Namorada na Estação da Sé (São Paulo), não estávamos incomodando NINGUÉM… Estávamos em pé, uma olhando para a cara da outra e discutindo num tom médio, mas não havia ninguém perto, a não ser o Guarda. O mesmo me abordou dizendo que lá não podia fazer isso, que era para gente discutir lá fora. Falei que tudo bem, mas que o problema era nosso (meu e dela). Foi quando rolou uma discussão entre eu e ele. Um grande discussão por que ele é um ignorante!!! Muito ignorante MESMO!
Não contente com a agressão verbal, ele chamou outro Guarda, seu amigo de trabalho e cada um me pegou pelo braço e foram me arrastanto estação a fora e torcendo meu braço. Também me chutaram….. Me xingaram MUITOOOO também. Me jogaram p/ fora do metrô e falaram que só não faziam pior por que eu era mulher….! Como se p/ eles isso fizesse diferença.
Eu sei que errei em ter discutido com ele, mas NADA justifica a agressão física, pois estava falando com ela…. E ele nos abordou de uma maneira muito preconceituosa e agressiva.
Pretendo processá-los mas está difícil pois a Polícia diz que nada pode fazer. Agora vou recorrer a Ouvidoria do Metrô e as Autoridades competentes. Espero conseguir.
Não vou deixar essa história p/ lá pois eles não precisavam ter feito o que fizeram.

Deixe um comentário

