Vida online X Vida offline

12 09 2008

Você já parou para pensar na quantidade intergalática de links e portais nos quais você faz parte ou simplesmente deu uma passadela?

Ando pensando nisso, e acho que sou muito exposta – internéticamente falando. Nos primórdios da navegação, lembro que os avisos eram vários, “Cuidado com o que você coloca por aí,viu? Não vai deixar seu email em qualquer site; não faça cadastro nessa página; comprar pela internet? Tá maluca!!?”.

Ok, e tudo isso tem fundamento, mas o que fazer agora que me vejo com três emails e uma série de cadastro em outros sítios? Será o fim?

O mais estranho é pensar que muitas pessoas virtuais, com seus avatares e perfis orkúticos me conhecem muito melhor do que uma pessoa da minha família. Tá certo, conhecer já é forçar um pouco a barra, mas o fato é que nesse mundo virtual, interativo e cheio de hipermídias, você tem a possibilidade de agrupar seus gostos, costumes e características em um simples http://. Maravilha, não?

O engraçado também é que isso influencia no seu modo de escrever, pelo menos no meu. Com o teclado escrevemos BEM mais rápido do que com a caneta. Sem contar nas dúvidas que você pode tirar online, quando quer lembrar do nome daquele cantor islandês com voz de veludo ou a marca daquela lasanha congelada que você comeu na casa da sua madrinha: GOOGLE, Socorro! É tudo uma questão de segundos. Esse site completou 10 anos recentemente, e teorias da conspiração é que não faltam, como comenta o Felipe.

Bom, tudo que sei é que existem dois “Eus” por assim dizer: o real (dentro desse tem mais uma dezena de outros, mas não vem ao caso agora) e o virtual. Cabe a nós saber equilibrá-los de maneira saudável.

E nada de se empolgar em cadastros virtuais por aí afora, ouviram crianças? Maior perigo. ¬¬

Segue a lista do mal:

– Orkut – ok

– Myspace – ok

– Youtube – ok

– Fotolog – ok

– Flickr – ok

– Olhares – ok

-Tramavirtual – ok

– Last fm – ok

– Overmundo – ok

– Radar Cultura – ok

– Multiply – ok

– UOL – ok

– …..

Eu acho que é impossível terminar essa lista. Isso porque eu não considerei os sites de cadastro de currículos, newsletters de revistas, sites de compras, ….

É. Tô ferrada mesmo.

Anúncios

Ações

Information

2 responses

12 09 2008
Felipe

Éééé. Esse negócio de internet é uma bosta (pode escrever ‘bosta’ aqui?). Tem sempre um maníaco-idiota disposto a atirar pedras em você porque colocou seu nome completo no orkúticus.

Assisti uma palestra ontem, no Senac, sobre publicidade, jornalismo e redes sociais, vou escrever um pouco depois sobre isso. Dá uma passada lá pra você ver também e dar sua opinião.

23 09 2009
RDS

E pensar que houve uma época em que praia de nudismo era considerado superexposição…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: