Salvador, o pecador?

26 08 2008

“Mãe, roubar é pecado?”. A pergunta que o pequeno Salvador havia feito dias antes, parecia mais latente do que nunca, agora que ele se encontrava na fila da lanchonete da escola, sem o dinheiro que ela lhe dera para pagar o sanduíche. A fome fala mais alto que a culpa e Salvador parte em busca de um lugar seguro para apreciar seu lanche. No entanto, as forças divinas parecem não sair tão facilmente da cabeça do jovem protagonista de “Sob o Olhar de Deus” (México, 2007). Curta exibido no 19º Festival Internacional de Curtas-Metragens, que acontece em São Paulo até sexta-feira, dia 29/08.

Com um humor leve e uma atuação cativante do jovem ator Mercel Mercheyer, o curta dirigido por Adolfo Franco levantou risos e aplausos da platéia em sua exibição no Espaço Unibanco Augusta. As cômicas tentativas de Salvador encontrar um lugar que consiga apreciar seu almoço terminam exatamente no alto de um morro, onde está uma estátua de Jesus Cristo – naquela posição “a la” Cristo Redentor.

Só que o coração do jovem “pecador” não consegue resistir a um mendigo que busca comida no lixo. Assim, como se já se mostrasse derrotado pelas forças celestiais, entrega seu lanche para o esfomeado, que agradece cantando: “Jesús Cristo, Jesús Cristo, Jesús Cristo, yo estoy aquí”. Um afinado mendigo com uma voz conhecida dos brasileiros. Opa, mas não é mesmo a voz do Roberto Carlos? Pois é, o morro todo se enche de bailarinos que dançam ao som da música do Rei. A cena musical surrealista encerra com chave-de-ouro o curta mexicano, e nos faz lembrar de outro, só que dessa vez brasileiro, que também segue a linha “Por-que-não-vamos-todos-dançar-e-cantar-juntos-agora?”, o curta dirigido por André Moraes, “Ópera do Malandro” (Brasil, 2007).

Por fim, temos um Salvador aliviado e tranqüilo, sem o peso de ter cometido um pecado divino. Só resta depois dizer para a mãe que perdeu a nota de 20 pesos que ela lhe dera para comprar o lanche. Mas aí já é outra história…

Confira o trabalho dos colegas no blog do Crítica Curta, projeto paralelo do Festival

com estudantes de jornalismo.

Anúncios

Ações

Information

One response

28 08 2008
Felipe

Oi, Camila!

Legal que vc gostou do meu blog. Eu já tinha dado uma zapeada cá pelo seu também, só não tinha comentado ainda, mas já que vc o fez, me sinto obrigado a retribuir.. hehehe

Ah! Suas fotos são muito boas — vejo, vejo e não canso. Parabéns!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: